sábado, 7 de julho de 2012

Mergulho Lúdico

Postado por Milena Neves às 07:22

Na minha humilde opinião, a fotografia pode ser por vezes, e resumidamente: o registro despretensioso de um momento, a interpretação pessoal de um fato ou a construção de um universo sígnico. E é exatamente construindo um universo embaixo d’água e através da fotografia, que Elena Kalis nos deixa submersos em um mundo de pura fantasia.
Elena é casada, mãe de dois filhos e nascida em Moscou. Atualmente mora em um paraíso turístico, dos mais lindos do mundo: Bahamas... C A R I B E! Sentiu a pressão? A inveja? Pois é, queridos amigos, reles mortais. E justamente em meio ao Oceano Atlântico, abusando de suas águas azul turquesa, que ela realiza seu trabalho mais fascinante (tipo esse aí de cima, que é minha foto preferida ♥). Também fotografando em piscinas, além do próprio mar do Caribe, recria estórias e histórias com suas versões coloridas e bastante originais. A fotógrafa, que é formada em artes, declarou que morar nas Bahamas influencia seu olhar em todos os sentidos “As pessoas, suas tradições e essa natureza. Tudo o que eu faço está conectado a este lugar”.
Os modelos mais freqüentes de seus trabalhos são seus próprios filhos, e de quebra, seus amigos. Contou que ama realizar seus trabalhos com crianças que se interessam pela temática proposta, pois assim fazem transparecer suas emoções e se envolvem de corpo e alma.
Seu trabalho mais conhecido e de longe o preferido da maioria de seus admiradores, é Alice in Waterland, do qual sua filha Sascha, com dez anos na época, vestiu a carapuça de Alice e entrou pela toca do coelho submarina. Ainda, sobre esse projeto, Elena diz que o que a motivou a realizá-lo foi considerar o conto mais famoso deLewis Carroll “atemporal” e “aberto a várias interpretações”.
Pulando para a parte técnica da coisa toda que eu não entendo muito bem, vale ressaltar que na fotografia subaquática, mesmo que seja realizada em uma piscina de águas claras, sempre há perda de cor e contraste. Então é compreensível que as ‘leis’ que regem a fotografia fiquem um pouco de lado quando nos deparamos com um trabalho desse nível, absurdamente colorido, harmônico e por que não dizer... Vivo? Óbvio gêntem, ela usa e abusa do Photoshop, mas garante não ser é uma especialista no assunto. E usar o queridinho ‘PS’ não surpreende, pois mimimi à parte, é natural que ela se utilize de uma ferramenta de manipulação para intensificar suas propostas de criação. E ainda falando das “ferramentas” que utiliza, Elena disse que usava (usa, não sei, vai saber, deus que sabe) uma Canon 5D Mark2, lentes 28 e 50mm e uma caixa Ikelite. Sobre a iluminação, usa refletores “às vezes”, mas quase sempre apenas a luz natural.
Seu estilo de fotografia mais conhecido é a subaquática, mas também faz uma série de retratos incríveis em ‘terra firme’. O que só confirma que vale à pena conferir qualquer trabalho que tenha a sua assinatura.

Site para conferir mais trabalhos: http://www.elenakalisphoto.com

0 comentários:

Postar um comentário

 

. Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos